RAZÃO SOCIAL: UNIÃO NORTE BRASILEIRA DE EDU. E CULTURA
NOME FANTASIA: COLÉGIO MARISTA DO ARAÇAGY
TELEFONE: ( 98 ) 3089-1405
ENDEREÇO: ESTR. ARAÇAGI, 48
BAIRRO: ARAÇAGY CEP: 65110-000
CIDADE: SÃO JOSÉ DE RIBAMAR UF: MA
Para acessar o site da empresa clique Aqui
Atividades de negócios da empresa
A Educação nos acompanha ao longo da vida, em uma jornada de conhecimento, desafios, alegrias e descobertas. A cada aprendizado, nos transformamos e mudamos o mundo. No Marista, estamos lado a lado com o estudante, vivenciando experiências dentro e fora da sala de aula. Com formação humana, qualidade de ensino, resultados acadêmicos e incentivo ao protagonismo e à solidariedade, preparamos para o futuro. A partir do olhar para o presente, construímos caminhos para a autonomia e seguimos sendo referência como rede de colégios que, há mais de duzentos anos, faz a diferença na missão de educar crianças, adolescentes e jovens!
Proposta pedagógica
São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, iniciou um trabalho dirigido a crianças e jovens por meio da educação, considerando aspectos relativos às suas identidades e necessidades individuais. Propôs uma pedagogia muito prática, focada na presença, no amor à natureza, na solidariedade e no aprender fazendo. Ele não se preocupou em criar uma nova teoria pedagógica, mas uma proposta de educação que respondesse às demandas da realidade das crianças e jovens em sua época. Entendemos que os princípios da educação marista sobreviveram a diferentes contingências por duas razões fundamentais: a firmeza da crença do fundador e dos Irmãos Maristas na missão, e a flexibilidade para conviver com culturas em constante mudança.
A prática pedagógica marista promove o diálogo entre as ciências, as sociedades e as culturas sob uma perspectiva cristã da realidade e, dessa forma, permite entender as necessidades humanas e sociais contemporâneas, questioná-las, traçar caminhos e modos de enfrentar as problematizações. Ao contemplar uma interligação entre as diferentes dimensões da pessoa, incluindo a dimensão espiritual, considera a integralidade e a inteireza dos sujeitos da educação, em um movimento que harmoniza fé, cultura e vida. Ao mesmo tempo, valoriza a diversidade, a diferença, a solidariedade, a consciência planetária e a promoção de relações justas, bem como incorpora diferentes saberes, conhecimentos, linguagens, mídias e tecnologias no conjunto de suas metodologias, conforme o Projeto Educativo do Brasil Marista.
Educação Infantil
No Marista, brincadeira, jogo e imaginação são coisas sérias no desenvolvimento das crianças. Com eles, interagem entre si e a realidade, estabelecem vínculos afetivos e sociais, fazem descobertas e aprendem a lidar com as emoções, a socializar e a adquirir o conhecimento de maneira prazerosa e criativa. O currículo da Educação Infantil favorece as práticas pedagógicas voltadas para o conjunto de experiências que colocam a criança no centro do projeto educativo, como protagonistas no seu modo singular de fazer, agir e pensar. Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promove os campos de experiência para a aprendizagem.
Ensino Fundamental Anos Iniciais
A experiência é a palavra-chave desta fase escolar. Incentivamos a criança a ser sujeito da aprendizagem, com autonomia. Por meio de projeto pedagógico acolhedor, motivamos a investigação, a observação e a ação sobre a realidade. Do 1º ao 5ºano, o estudante aprofunda a construção de valores e compreende seu papel como cidadão. O currículo favorece o desenvolvimento de competências e habilidades, conexões entre conhecimentos, solidariedade e amizade. A aprendizagem se dá de forma dinâmica e criativa, na busca do domínio das competências leitoras e escritoras, da lógica, da pesquisa e da compreensão do mundo.
Ensino Fundamental Anos Finais
Construir o projeto de vida e assumir seu papel no mundo. Isso faz parte do mundo Marista. Nesta etapa da Educação Básica, os estudantes são preparados para as leituras de mundo, com senso crítico e protagonismo. Damos enfoque à formação integral, preparando-os para competências e habilidades nos campos acadêmico, político, ético, estético e tecnológico. Além do programa curricular, damos enfoque à dimensão afetiva, artística, corporal e da espiritualidade, ao considerarmos os alunos em toda a sua potencialidade.
Ensino Médio
A preparação para a universidade, com conteúdo de qualidade e resultados nos vestibulares e Enem, caminha junto com valores como respeito e compromisso com a sociedade. Assim, lidamos com entrada no ensino superior. Mais do que provas, é conquista que faz parte de um projeto de vida. Simulados para o Enem, oficinas de redação, projetos de internacionalidade e olimpíadas de conhecimento são algumas das ações empreendidas nessa etapa. Além disso, nosso Ensino Médio conta com espaços pedagógicos adaptados à faixa etária dos estudantes, que garantem maior conforto e bem-estar ao processo de aprendizagem.