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RAZÃO SOCIAL: FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CLAUDINO FRANCIO


NOME FANTASIA: CENTRO DE EDUCAÇÃO BASICA SÃO JOSÉ
 

TELEFONE: ( 66 ) 3544 - 3312

 

ENDEREÇO: RUA, RUI BARBOSA, 380

 

BAIRRO: CENTRO                         CEP: 78890 - 181

 

CIDADE: SORRISO                       UF: MT

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Atividades de negócios da empresa:

 

O Centro de Educação Básica São José busca transformar a escola num lugar mais atraente para os discentes desenvolverem a compreensão do que é a sociedade. A escola trabalha princípios pedagógicos construtores de conhecimentos e habilidades necessárias à compreensão do homem e da sociedade.

Utilizamos o Sistema Objetivo de Ensino que oferece uma programação que envolve atividades variadas, com o fim de promover o desenvolvimento do pensamento criativo e crítico, o incentivo ao raciocínio lógico, num  esforço integrado de desenvolvimento da personalidade, respeitando as diferenças individuais e as características mais importantes da criança na realização de cada uma de suas tarefas.

Os pressupostos pedagógicos do Sistema Objetivo, adotados como linha norteadora, são fortalecidos por práticas interdisciplinares, garantindo a qualidade do processo ensino-aprendizagem.

 

O CEBSJ assumiu a missão de “Preparar o(a)s aluno(a)s para os desafios da realidade, para a construção de relações humanas e sociais civilizadas, justas e éticas, para o exercício e a prática da cidadania, desenvolvendo a pesquisa científica e oportunizando uma visão global do conhecimento e das relações sociais”.

 

Niveis De Ensino:

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

 

A Educação Infantil é o início da caminhada escolar e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físicos, motores, psicológicos, intelectuais e sociais. 

A Educação Infantil do CEBSJ oferece espaços físicos adequados utilizando ferramentas e materiais didáticos de qualidade, proporcionando segurança, independência, autoestima e socialização, bem como o alicerce para a construção de um ensino de qualidade.

 

Fortalecer o processo de aprendizagem;

 

Promover qualidade nas ações pedagógicas;

 

Proporcionar condições adequadas de desenvolvimento físico,

motor, emocional, cognitivo e social;

 

Fortalecer a ampliação das experiências e conhecimentos;

 

Valorizar a diversidade social e cultural das crianças;

 

Universalizar conhecimentos;

 

Promover a interação das crianças de forma lúdica, motivadora e atrativa;

 

Acompanhar através de observações, conversas, estímulos e registros o desenvolvimento dos alunos;

 

Respeitar a dignidade e os direitos das crianças, considerando as diferenças individuais, econômicas, sociais, culturais, étnicas e religiosas;

 

Promover o brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;

 

Atender aos cuidados essenciais associados ao desenvolvimento da identidade, da autonomia, dentre outros.

 

ENSINO FUNDAMENTAL I E II

O Ensino Fundamental abrange a etapa a mais longa da Educação Básica, e é justamente nesse período que as crianças e adolescentes passam por mudanças físicas, cognitivas e comportamentais que impõem desafios significativos. Para tanto, ele está dividido em duas etapas: anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e anos finais (do 6º ao 9º ano).

Os primeiros constituem-se como uma transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental II. Nesse período ocorre a alfabetização da criança e, posteriormente, são introduzidos novos conhecimentos de diferentes áreas.  

 

Para ambos, o CEBSJ, em parceria com o Sistema Objetivo de Ensino que trabalha com método e material didático próprios, cuja eficiência tem sido comprovada em mais de 50 anos no cenário educacional brasileiro. Os Cadernos de Atividades são elaborados por profissionais especializados nas diferentes áreas do conhecimento. No planejamento e na execução de cada atividade, levam-se em conta o nível de conhecimento do(a)s aluno(a)s, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram.

 

OBJETIVOS

I - O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II - A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III - O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

IV - O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

 

ENSINO MÉDIO

O ensino médio é a última etapa da escolarização da Educação Básica, em que a formação comum do indivíduo o permitirá progredir no trabalho e/ou nos estudos posteriores.

O CEBSJ, desde 2022, implantou, inicialmente, na 1ª série o “Novo Ensino Médio” até, gradativamente, atingir todas as demais séries, conforme prevê a Lei nº 13.415/2017 e demais documentos legais que a contemplam. Nesse sentido, o(a)s aluno(a)s terão as aulas da formação geral básica, além dos Itinerários Formativos e do Projeto de Vida. Essa reformulação evidencia cada vez mais o protagonismo do(a) aluno(a), levando-o a fazer as escolhas mais assertivas ao final da última série do ciclo escolar.

 

OBJETIVOS

I - A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

II - A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III - A aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV - A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.