BBB.png
Agrimec.png

RAZÃO SOCIAL: AGRIMEC AGRO IND. E MECÂNICA LTDA


NOME FANTASIA: AGRIMEC IMPLEMENTOS 
 

TELEFONE: ( 55 ) 3222-7710

 

ENDEREÇO: AV. PEDRO CEZAR SACCOL, S/N

 

BAIRRO: AGROINDÚSTRIAL                         CEP: 97030-440

 

CIDADE: SANTA MARIA                                UF: RS

Para acessar o site da empresa clique Aqui

Atividades de negócios da empresa:

 

NOSSA HISTÓRIA

A AGRIMEC foi fundada no ano de 1974, na cidade de Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul. Na época, Odilo Pedro Marion, fundador e atual presidente do Grupo Agrimec, largou o cargo de Diretor Administrativo na antiga CIENTEC – Fundação Estadual de Ciência e Tecnologia do RS para empreender, com outros três sócios, na criação de uma fábrica de Implementos Agrícolas.

O foco no início foi o desenvolvimento de um protótipo voltado para a capina mecânica da soja, cujo projeto – sofisticado para a época, se mostrava promissor. Embora fosse uma cultura nova em solo gaúcho, a soja respondia favoravelmente aos que apostavam nela. Assim, os sócios decidiram investir na montagem de uma linha de produção.

 

O PRIMEIRO PRODUTO

O primeiro produto desenvolvido e lançado pela AGRIMEC foi uma Capinadeira Rotativa de Lâminas Helicoidais, chamada ROTACARP. Indicada para a capina mecânica de cultivos plantados em linha. Na ausência dos herbicidas, que até então não existiam, ela controlava as ervas daninhas e o agricultor colhia, normalmente e sem prejuízos, os produtos de sua lavoura. Com tantas vantagens e sendo o único implemento mecanizado que realmente resolvia o problema causado pela infestação dos inços, tornou-se um sucesso entre os sojicultores.

 

A MUDANÇA DE CENÁRIO

Tudo ia bem até a chegada dos herbicidas ao mercado. A difusão deste produto químico nas lavouras de soja fez com que a capina mecânica deixasse de ser adotada. Diante da falta de demanda para a ROTACARP, veio a crise e dois sócios saíram do negócio. Marion, que além de administrador era um engenheiro autodidata, apostou na empresa e soube encontrar novos horizontes. O caminho natural foi fabricar implementos para uma cultura bem adaptada ao solo de várzea, nos pampas gaúchos e que dominava este cenário: o arroz irrigado. Cuja tecnologia oferecida para o agricultor em implementos era incipiente.

A orizicultura transformou a pequena empresa na maior fabricante de implementos para a lavoura arrozeira da América Latina. Do plantio ao pós-colheita, a AGRIMEC desenvolveu uma completa linha de produtos para ela, que vão do preparo do solo, preparo para irrigação, irrigação, sistematização, colheita e armazenagem.

E foi com sua expertise no preparo do solo que a empresa passou a atender culturas de terras altas, com destaque para as lavouras de milho, feijão, soja e para outras pouco cultivadas no sul do país, como a cana-de-açúcar.

 

OLHANDO PRA FRENTE

Podemos dizer que a marca se preparou para grandes resultados que viriam ao perceber a expansão das áreas plantadas no país e sua consequente produtividade. Com mais terras para cultivo, as lavouras passaram a ser tocadas por tratores maiores e mais potentes. A força do produtor se via na força de suas máquinas. No final da década de 90, a AGRIMEC acompanhando estas mudanças, de maneira estratégica, direcionou seus esforços no desenvolvimento de implementos multifuncionais e de grande porte capazes de acompanhar a evolução do campo.

 

O pioneirismo da Plaina Niveladora Multilâminas ilustra bem esta evolução ao criar uma família de diferentes tamanhos (linha leve e pesada) conforme a potência do trator. Em síntese: o modelo certo para o trator certo.

 

A EMPRESA HOJE

Atualmente, fabricamos 28 produtos e mais de 126 modelos diferentes. Hoje, são cinco implementos fabricados e patenteados – exclusivamente para o setor sucroenergético, além de dois adaptáveis, mais a linha para culturas florestais.  Atendemos todos os estados do Brasil e exportamos para mais 31 países pelo mundo. Estamos localizados na Avenida Pedro Cesar Saccolno Distrito Industrial de Santa Maria, com o compromisso irrevogável de ser para o agricultor uma empresa parceira, que investe em tecnologia de ponta e inova para resolver os dilemas do campo através de produtos e serviços com DNA próprio.

 

AUTOBIOGRAFIA 

Inspirando-se na experiência adquirida em quase 40 anos dedicados ao empreendedorismo, Odilo Pedro Marion, Fundador do Grupo Agrimec, nos conta sua história no livro autobiográfico “Empreender: Ousadia ou Loucura“.

Com histórias curtas, que refazem sua trajetória desde a infância até a fase adulta, o livro traz os detalhes mais significativos da vida de um mecânico, taxista, estudante, que se tornou professor, agricultor e, principalmente, empresário empreendedor. Ousadia? Loucura? Sim, é preciso, afinal foi o que mudou a história de um colono que partiu do interior de Sobradinho, no RS, em busca de estudos e emprego em Santa Maria, e acabou por criar uma das maiores fábricas de implementos agrícolas da América Latina.

A criatividade e a inovação participam do percurso, ainda que por vezes como personagem secundário. Segundo o autor, a arte de empreender, com certeza, não é só feita de acertos.

Mas, se os caminhos forem seguidos com perseverante atitude, qualquer pessoa que sonha em criar o próprio emprego pode chegar lá. Porém, antes de qualquer decisão, é preciso ter em mente: o sacrifício e a determinação são fundamentais.

A edição do livro encontra-se esgotada. A experiência como escritor foi para Marion exitosa, da qual compartilha sua trajetória até os dias de hoje com o meio acadêmico, empresarial e principalmente, com seus colaboradores. Acredite, ainda tem muitas histórias inspiradoras pela frente a serem contadas.

 

COMPROMETIMENTO

         O trabalho na terra é árduo e, muitas vezes, não depende apenas do esforço humano e da tecnologia. A Agrimec por acompanhar esse trabalho desenvolveu toda uma linha de implementos agrícolas para que a vida na lavoura se torne bem mais vantajosa para o homem do campo. Seus implementos aliam robustez e versatilidade com um fácil sistema de operação, transporte e manutenção. Tudo o que não pode faltar para se contornar os possíveis problemas do dia-a-dia e se obter da terra os melhores resultados.